-
Arquitetos: Alba González, Flu-or
- Área: 300 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Andamios Layher, AutoCAD, Claaman, Moñita
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Tribuna Pública nasceu de um espírito de transversalidade, por iniciativa da administração local, das instituições culturais e dos cidadãos, como um dispositivo de ativação social e cultural cujo objetivo geral era criar um espaço aberto para reflexão e debate sobre o futuro das terras históricas portuárias da cidade de La Coruña.
Esta plataforma ativa e coletiva contempla um programa diverso de atividades, que vai desde debates políticos, até oficinas, conferências, sessões de cinema, concertos, laboratórios de experimentação científica, etc. com quatro temas principais: urbanismo, ciência e meio ambiente, memória e ação cultural.
Sua localização na praça da antiga Fábrica de Tabaco e perto da orla marítima, do mercado de peixe, etc., confere a este lugar um profundo componente simbólico e identitário.
A proposta surge de nossa percepção velada do porto. Reunimos a partir do nosso imaginário todos aqueles elementos de nossa memória que nos ligam ao porto, criando um espaço permeável para os cidadãos, em oposição à sua opacidade atual.
Devido à natureza temporária da instalação, foram utilizados elementos desmontáveis e reutilizáveis, tais como estruturas de andaimes, que geraram uma malha espacial, que serviu enquanto matriz capaz de abrigar usos diversos ao longo dos meses de permanência.
O projeto se manifesta como um volume criado a partir de uma densa malha espacial, sobre a qual é formado um vazio interno coberto e com duas águas. A face externa é coberta por uma rede, que delineia o volume, mas revela sua estrutura interna.
Tribuna pública foi uma estrutura efêmera, aberta, diversificada, falada, vivida, transformada e pensada.